segunda-feira, 30 de abril de 2018

Cabalá do Corpo Humano - Morfosquicologia, Ciência e Espiritualidade (Parte Três)


Introdução - Os nossos Ancestrais, costumavam chamar a Ciência de Chochmah (Sabedoria) e não existia uma distinção, entre Ciência Natural (Chochmat ha-Toledet) e Espiritualidade ou Religião. A filosofia, matemática (aritmética e geometria), astronomia e astrologia e a morfosquicologia, sempre fizeram parte da sabedoria e entendimento espiritual e religioso dos povos Ancestrais.

A Astronomia (Chachmat ha-Kochavim), Astrologia (Chochmat ha-Mazalot) e o uso da Ciência Natural (Chochmat ha-Toledet), a Sabedoria das Formas (Chochmat ha-Tsurot) "geometria sagrada" e a Chochmat haGuf Berieh (Sabedoria do Corpo Humano) "morfosquicologia", tinham os seus Sábios (Hachamim) entre os nossos ancestrais. A Ciência Natural (Chochmat ha-Toledet) ainda é a base para o conhecimento da vida humana e da criação. Todas estas Ciências, estão presentes ainda hoje, no dia-a-dia de um Qabalista (Mequbaliem) ou Magista.

Chochmah veBinat haGuf Berieh - A Sabedoria e o Entendimento do Corpo Humano.

Um Qabalista, procura sempre desenvolver a sua habilidade de Ver (compreender com os cinco sentidos: tato, olfato, visão, paladar, audição, para apreciar a possibilidade das qualidades fisicas, mentais (psicologica) e espirituais do Corpo Humano (Guf Berieh), como parte de sua evolução humana e de sua espiritualidade. Em tudo temos um aspecto material e um aspecto espiritual e o Qabalista sabe bem disso. 

O Sefer haZohar (Livro do Esplhendor), nos ensina em seus Tiquniem (Correções) que há dez aspectos da "correção" ou dez centros de energéticos no corpo humano, que devemos aprender a realizar um equilibrio (Tiferet). Em todas estas partes, contem escritas informações, que nos possibilita ler e conhecer as caracteristicas fisicas, psicologicas e espirituais de uma pessoa:

1. Cabelo, 2. Testa, 3. Orelhas, 4. Rosto-Face, 5. Olhos, 6. Nariz, 7. Boca, 8. Pescoço, 9. Mãos, 10. Corpo.

As seguintes caracteristicas devem ser percebidas, sabidas e entendidas em nosso proprio corpo e nos demais:

1. Cabelo: cores, comprimento, densidade e cachos; 
2. Testa: comprimento, largura, dobras e linhas;
3. Orelhas: forma, posição, cabelo nas orelhas;
4. Rosto ou Face (Panim, em Aramaico que significa "interior". O rosto de uma pessoa revela tudo sobre sua energia interior e as forças motrizes em sua vida: forma, traços, linhas, simbolos e sinais;
5. Olhos: cor, tamanho, tamanho dos circulos dos olhos, sobrancelhas; 
6. Nariz: comprimento, largura, forma geral; 
7. Boca: tamanho, abertura, lábios, posição (entre nariz e queixo); 
8. Pescoço: comprimento, linhas, dobras da pele; 
9. Mãos (Palmas): formas, aberta e fechada, linhas, sinais e etc; 
10. Corpo: altura, tamanho do membro, postura natural.

Os Segredos dos Olhos - Sefer haZohar em Raza deRazim (Os Segredos dos Segredos).

Quanto aos segredos dos olhos, eles podem ser encontrados no segredo da letra Samech. Iniciamos como o dicernimento da cor que circunda os olhos do lado de fora, e a forma como o olho descansa em sua plenitude, e que não está imerso profundamente no seu "suporte". Tal pessoa não é enganosa, e não tem vestígios de fraudes.

Existem quatro cores nos olhos:

A) Há o exterior branco, que circunda o olho, comum a cada pessoa; 
B) Dentro dela está uma cor preta que circunda, e o preto e branco se unem; 
C) Dentro desta é uma cor esverdeada, incluído no preto; 
D) O mais íntimo é a pupila do olho, que é um ponto preto. Esta é uma pessoa que sempre está rindo e cheia de alegria. Ela tem boas intenções, mas suas intenções nunca são cumpridas, já que elas escapam de sua mente. Ela está ocupado com assuntos mundanos, mas quando ocupada com assuntos espirituais, ele terá sucesso. Portanto, ela deve ser encorajada a ocupar-se de assuntos espirituais, pois ela conseguirá exito.

Uma pessoa com suas sobrancelhas são grossas, inclinando-se para baixo, E Se na cor de seus olhos há impressões revestidas de vermelho, essas impressões são chamadas de "letras pequenas dos olhos" porque quando essas cores do olho brilham na luz, a luz faz com que as letras sejam reveladas àqueles que julgam, junto com outras pequenas impressões. Esta é a forma da letra Samech, e está incluída na carta Hei.

Os olhos verdes que são cercados de branco, com o verde misturado no branco, implicam que ela é uma pessoa misericordiosa, mas ela pensa sempre para seu próprio benefício. O mal dos outros não diz respeito a ele.

Uma pessoa com os seus olhos que são de cor preta não é visível em seus olhos, ela é gananciosa, mas não de maneira maligna. Mas se uma oportunidade surgir para que ela realize o mal, ela não se afastará disso. Ela pode ser confiável ao falar de coisas que ela conhece, mas não é confiável em coisas que ela não conhece. Ela pode manter um segredo enquanto é um segredo, até ouvir o segredo em outro lugar. Uma vez que ela ouve sobre isso, ela revela tudo e não é mais um segredo com ela, porque nada que ela faz é perfeito. A cor dos olhos cercada de branco e verde é o segredo da letra Hei quando incluída nas letras Zayin e Samech.

Uma pessoa com seus olhos que são de verde amarelado, ela tem loucura, e por causa dessa loucura, sua boca fala de forma bombástica, e ela carrega uma auto-importância sobre si mesma, e quem o ataca, a conquista. Ela não é digna dos segredos, pois, em seu coração, ela não pode ficar em silêncio sobre esses segredos, e os revela para os outros, para que, através deles, ela possa se parecer uma pessoa maior. Este é o mistério da letra Hei, que só está incluído na letra Zayin, e é removido da letra Samech. É porque ela se comporta com orgulho e que ela está muito distante da letra Samech e não consegue abordá-la. Quando ela fala, ela produz muitas rugas em sua testa.

Uma pessoa com os seus olhos brancos, cercado levemente com verde, tem uma disposição irritada, mas na maior parte, ela é de bom coração. No entanto, quando ela está cheia de raiva, ele não tem amor nela e torna-se cruel. Ela não pode ser confiada com um segredo. Isso pertence ao mistério da letra Hei, que está incluído na letra Samech.


Uma pessoa com os seus olhos que são verdes e brancos, juntamente com um pouco de cor preta neles, pode ser confiada com segredos e é bem sucedida em utilizá-los. Se ela começar com o sucesso, ela continuará a ser bem sucedida. Seus inimigos não podem prevalecer contra ela e ela controla sobre eles inteiramente, e eles são submissos a ela. Isso está sob o sinal da letra Kaf, que está incluída na letra Samech. Assim, ela governa uma vez que ela começa a dominar. Até agora estão os mistérios dos olhos, que são revelados aos sábios.

Sefer haZohar em Raza deRazim (Os Segredos dos Segredos).







Os caminhos do Ocultismo

Os caminhos a trilhar no Ocultismo são muitos, mas iremos começar com o que eu chamo de divisores do fluxo do rio.  "O que está e...