por Youssef Ishbaq
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Cabalá do Corpo Humano - Morfosquicologia, Ciência e Espiritualidade
Introdução - Os
nossos Ancestrais, costumavam chamar a Ciência de Chochmah
(Sabedoria) e não existia uma distinção, entre Ciência Natural
(Chochmat ha-Toledet) e Espiritualidade ou Religião. A filosofia, matemática
(aritmética e geometria), astronomia e astrologia e a
morfosquicologia, sempre fizeram parte da sabedoria e entendimento
espiritual e religioso dos povos Ancestrais.
A Astronomia (Chachmat
ha-Kochavim), Astrologia (Chochmat ha-Mazalot) e o uso da Ciência
Natural (Chochmat ha-Toledet), a Sabedoria das Formas (Chochmat
ha-Tsurot) "geometria sagrada" e a Chochmat haGuf Berieh
(Sabedoria do Corpo Humano) "morfosquicologia", tinham os
seus Sábios (Hachamim), entre os nossos ancestrais. A Ciência
Natural (Chochmat ha-Toledet) ainda é a base para o conhecimento da
vida humana e da criação. Todas estas Ciências, estão presentes
ainda hoje, no dia-a-dia de um Qabalista (Mequbaliem) ou Magista.
Chochmah veBinat haGuf
Berieh - A Sabedoria e o Entendimento do Corpo Humano.
Um Qabalista, procura
sempre desenvolver a sua habilidade de Ver (compreender com os cinco
sentidos: tato, olfato, visão, paladar, audição, para apreciar a
possibilidade das qualidades físicas, mentais (psicológica) e
espirituais do Corpo Humano (Guf Berieh), como parte de sua evolução
humana e de sua espiritualidade. Em tudo temos um aspecto material e
um aspecto espiritual e o Qabalista, sabe bem disso.
O Sefer haZohar (Livro
do Esplendor), nos ensina em seus Tiquniem (Correções) que há dez
aspectos da "correção" ou dez centros de energéticos no
corpo humano, que devemos aprender a realizar um equilíbrio
(Tiferet). Em todas estas partes, contem escritas informações, que
nos possibilitam ler e conhecer as características físicas,
psicológicas e espirituais de uma pessoa:
1. Cabelo, 2. Testa, 3.
Orelhas, 4. Rosto-Face, 5. Olhos, 6. Nariz, 7. Boca, 8. Pescoço, 9.
Mãos, 10. Corpo.
As seguintes
características devem ser percebidas, sabidas e entendidas em nosso
próprio corpo:
1. Cabelo: cores,
comprimento, densidade e cachos;
2. Testa: comprimento,
largura, dobras e linhas;
3. Orelhas: forma,
posição, cabelo nas orelhas;
4. Rosto ou Face
(Panim, em Aramaico que significa "interior". O rosto de uma pessoa
revela tudo sobre sua energia interior e as forças motrizes em sua
vida: forma, traços, linhas, símbolos e sinais;
5. Olhos: cor, tamanho,
tamanho dos círculos dos olhos, sobrancelhas;
6. Nariz: comprimento,
largura, forma geral;
7. Boca: tamanho,
abertura, lábios, posição (entre nariz e queixo);
8. Pescoço:
comprimento, linhas, dobras da pele;
9. Mãos (Palmas):
formas, aberta e fechada, linhas, sinais e etc;
10. Corpo: altura,
tamanho do membro, postura natural.
A Sabedoria do Cabelo
Iniciaremos esta nossa
jornada de sabedoria e entendimento ancestral - resumidamente - pelo
Cabelo, que é também considerado como sendo uma parte de nosso
Corpo Humano.
Nos ensinamentos da
Cabalá, o Cabelo não apenas tem significados e qualidades
estéticas, como também das mentes - psicológica - e espiritual. Evidentemente, que
estes significados e qualidades são diferentes para mulheres e homens.
Na Magia Cabalística o cabelo - quando utilizado - tem uma força de
transformação do julgamento (Din) em Misericórdia (Rachamim) e da Misericórdia (Rachamim) em julgamento (Din).
O Cabelo na Cabalá
(Ensinamentos do Ari´Zal), manifesta a Misericórdia (Rachamim) que
descende do Partzuf (Semblante ou Face) de Atik Yomin (Ancião de
Dias). Em minha Tradição Ancestral (Uga-Mus), aos homens mais
misericordiosos, é recomendável manter seus cabelos longos para o
equilíbrio entre Din (Julgamento) e Rachamim (Misericórdia) e aos
homens mais Juízes, manter os cabelos curtos para equilibrar entre
Rachamim (Misericórdia) e Din (Julgamento).
Cabalá do Corpo Humano
- O Cabelo e as Características da Personalidade
A cor branca do cabelo,
vem das raízes da Sefirah Chessed (Bondade). Simbolizando o Cabelo
de Atik (Keter) que é branco, como algodão puro e é a fonte da
Bondade (Chessed). As pessoas com cabelos brancos, têm o potencial
de fazer o bem, mais do que outras pessoas. A alteração
naturalmente da cor do cabelo nas pessoas mais velhas, para a cor
branca, representa a alteração energética para o aspecto de
Chessed (Bondade). O cabelo de cor vermelha, vem das raízes de
Gevurah (Julgamento ou Juízos), que energeticamente é mais
forte e representa, paixão, perseguir metas e desejo de se
manifestar. No contexto Bíblico, o Rei David tinha o cabelo vermelho.
Uma pessoa que altera sua cor de cabelo para vermelho, significa que ela
quer ser notada energeticamente, isso porque uma alteração
energética ocorre interiormente nela. Alterações energéticas,
geralmente se manifestam em uma alteração - também - da estética,
seja estilo de vestimenta, o corte e a cor (artificial) de cabelo,
formas e marcas "tatuagens" do corpo.
Os cabelos de raízes
verdes, representam a coluna central (Keter, Tiferet e Yesod) e o
equilíbrio. Geralmente, as pessoas com mistura de cores de cabelo
claro, têm raízes verdes. A maioria das pessoas loiras, tem raízes
verdes. Elas procuram o equilíbrio e a verdade. Já o cabelo preto,
representa Malchut.
Leia a Parte Dois Aqui.
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