quinta-feira, 1 de março de 2018

Cabalá do Corpo Humano (Parte Um)



Cabalá do Corpo Humano - Morfosquicologia, Ciência e Espiritualidade
Introdução - Os nossos Ancestrais, costumavam chamar a Ciência de Chochmah (Sabedoria) e não existia uma distinção, entre Ciência Natural (Chochmat ha-Toledet) e Espiritualidade ou Religião. A filosofia, matemática (aritmética e geometria), astronomia e astrologia e a morfosquicologia, sempre fizeram parte da sabedoria e entendimento espiritual e religioso dos povos Ancestrais.

A Astronomia (Chachmat ha-Kochavim), Astrologia (Chochmat ha-Mazalot) e o uso da Ciência Natural (Chochmat ha-Toledet), a Sabedoria das Formas (Chochmat ha-Tsurot) "geometria sagrada" e a Chochmat haGuf Berieh (Sabedoria do Corpo Humano) "morfosquicologia", tinham os seus Sábios (Hachamim), entre os nossos ancestrais. A Ciência Natural (Chochmat ha-Toledet) ainda é a base para o conhecimento da vida humana e da criação. Todas estas Ciências, estão presentes ainda hoje, no dia-a-dia de um Qabalista (Mequbaliem) ou Magista.



Chochmah veBinat haGuf Berieh - A Sabedoria e o Entendimento do Corpo Humano.
Um Qabalista, procura sempre desenvolver a sua habilidade de Ver (compreender com os cinco sentidos: tato, olfato, visão, paladar, audição, para apreciar a possibilidade das qualidades físicas, mentais (psicológica) e espirituais do Corpo Humano (Guf Berieh), como parte de sua evolução humana e de sua espiritualidade. Em tudo temos um aspecto material e um aspecto espiritual e o Qabalista, sabe bem disso.

O Sefer haZohar (Livro do Esplendor), nos ensina em seus Tiquniem (Correções) que há dez aspectos da "correção" ou dez centros de energéticos no corpo humano, que devemos aprender a realizar um equilíbrio (Tiferet). Em todas estas partes, contem escritas informações, que nos possibilitam ler e conhecer as características físicas, psicológicas e espirituais de uma pessoa:

1. Cabelo, 2. Testa, 3. Orelhas, 4. Rosto-Face, 5. Olhos, 6. Nariz, 7. Boca, 8. Pescoço, 9. Mãos, 10. Corpo.

As seguintes características devem ser percebidas, sabidas e entendidas em nosso próprio corpo:
1. Cabelo: cores, comprimento, densidade e cachos;
2. Testa: comprimento, largura, dobras e linhas;
3. Orelhas: forma, posição, cabelo nas orelhas;
4. Rosto ou Face (Panim, em Aramaico que significa "interior". O rosto de uma pessoa revela tudo sobre sua energia interior e as forças motrizes em sua vida: forma, traços, linhas, símbolos e sinais;
5. Olhos: cor, tamanho, tamanho dos círculos dos olhos, sobrancelhas;
6. Nariz: comprimento, largura, forma geral;
7. Boca: tamanho, abertura, lábios, posição (entre nariz e queixo);
8. Pescoço: comprimento, linhas, dobras da pele;
9. Mãos (Palmas): formas, aberta e fechada, linhas, sinais e etc;
10. Corpo: altura, tamanho do membro, postura natural.

A Sabedoria do Cabelo
Iniciaremos esta nossa jornada de sabedoria e entendimento ancestral - resumidamente - pelo Cabelo, que é também considerado como sendo uma parte de nosso Corpo Humano.

Nos ensinamentos da Cabalá, o Cabelo não apenas tem significados e qualidades estéticas, como também das mentes - psicológica - e espiritual. Evidentemente, que estes significados e qualidades são diferentes para mulheres e homens. Na Magia Cabalística o cabelo - quando utilizado - tem uma força de transformação do julgamento (Din) em Misericórdia (Rachamim) e da Misericórdia (Rachamim) em julgamento (Din).

O Cabelo na Cabalá (Ensinamentos do Ari´Zal), manifesta a Misericórdia (Rachamim) que descende do Partzuf (Semblante ou Face) de Atik Yomin (Ancião de Dias). Em minha Tradição Ancestral (Uga-Mus), aos homens mais misericordiosos, é recomendável manter seus cabelos longos para o equilíbrio entre Din (Julgamento) e Rachamim (Misericórdia) e aos homens mais Juízes, manter os cabelos curtos para equilibrar entre Rachamim (Misericórdia) e Din (Julgamento).

Cabalá do Corpo Humano -  O Cabelo e as Características da Personalidade
A cor branca do cabelo, vem das raízes da Sefirah Chessed (Bondade). Simbolizando o Cabelo de Atik (Keter) que é branco, como algodão puro e é a fonte da Bondade (Chessed). As pessoas com cabelos brancos, têm o potencial de fazer o bem, mais do que outras pessoas. A alteração naturalmente da cor do cabelo nas pessoas mais velhas, para a cor branca, representa a alteração energética para o aspecto de Chessed (Bondade). O cabelo de cor vermelha, vem das raízes de Gevurah (Julgamento ou Juízos), que energeticamente é mais forte e representa, paixão, perseguir metas e desejo de se manifestar. No contexto Bíblico, o Rei David tinha o cabelo vermelho.

Uma pessoa que altera sua cor de cabelo para vermelho, significa que ela quer ser notada energeticamente, isso porque uma alteração energética ocorre interiormente nela. Alterações energéticas, geralmente se manifestam em uma alteração - também - da estética, seja estilo de vestimenta, o corte e a cor (artificial) de cabelo, formas e marcas "tatuagens" do corpo.

Os cabelos de raízes verdes, representam a coluna central (Keter, Tiferet e Yesod) e o equilíbrio. Geralmente, as pessoas com mistura de cores de cabelo claro, têm raízes verdes. A maioria das pessoas loiras, tem raízes verdes. Elas procuram o equilíbrio e a verdade. Já o cabelo preto, representa Malchut.

Leia a Parte Dois Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os caminhos do Ocultismo

Os caminhos a trilhar no Ocultismo são muitos, mas iremos começar com o que eu chamo de divisores do fluxo do rio.  "O que está e...