quarta-feira, 14 de março de 2018

LeQabbalah (Receber)

por Youssef Ishbaq @youssefishbaqoficial @os7portais 

O Sefer haZohar é conhecido como sendo "A Bíblia da Cabalá". Toda a espiritualidade deve ter uma procedimento evolutivo: um início, meio e fim que pelo qual, o ser humano realize e alcance a sua evolução. O Sefer haZohar, estabelece a evolução espiritual pelo alma, segundo os ensinamentos de Rabi Shimon bar Yochai, o ser humano evolui espiritualmente desde o Corpo (Guf), seguindo pelos níveis de consciências almas: Nefesh (alma natural), Ruach (alma espiritual), Neshamah (alma consciência). 

"Venha e veja: durante sete dias [depois que uma pessoa morreu], a sua Nefesh circula da casa para o túmulo e do túmulo até a casa, e chora. Três vezes por dia, a Nefesh e o Corpo (Guf) são julgados juntos, embora não haja no mundo quem saiba ou observe isso para poder despertar o seu coração. Depois, o Corpo (Guf) é deixado e a Nefesh sai para se purificar [em si] no Gehinom (Inferno, Purgatório); E [então] depois sai para o mundo para visitar a sepultura, até que ela veste o que ela usa. Após doze meses, tudo é fixado (resolvido). [O] Corpo (Guf) é descartado no pó. [A] Nefesh está ligada e iluminada pelo Ruach, encerrado naquilo que usa. [O] Ruach se aprecia no Jardim do Éden. [A] Neshamah, levanta-se para o deleite das delícias. Todas elas estão conectadas umas as outras em determinados  momentos." 

Neste trecho, o Zohar mostra a trajetória do desencarne e como os níveis de almas se juntam novamente. Este conhecimento da alma é chamado de Raza deRazim "segredo dos segredos" no Zohar, dado apenas "para aqueles que são sábios em seus corações". A importância da compreensão da natureza da alma não é enfatizada, mas isso é o fundamento de todo o trabalho espiritual na Qabbalah.

Raza deCochmeta "Segredo da Sabedoria" é o termo Qabbalistico em aramaico para Chochmah (Sabedoria). Estes níveis de almas são vistos pelo ser humano com a sabedoria do alto (Chochmah Elyon). Quando o ser humano passa a dominar esta sabedoria, ele é chamado de Santo, ele foi aperfeiçoado e está totalmente dedicado ao Sagrado Um. A Nefesh é considerada o nível mais próximo do Corpo (Guf), a alma inferior, que alimenta o Corpo (Guf). O Corpo humano está conectado a essa alma (Nefesh, Matéria). Quando esta alma (nefesh) se realiza "é refinada", ela torna-se a morada ou o trono da alma Ruach (Espirito, Energia).

Este acontecimento, é o que os antigos Qabalistas chamam de "despertar da Nefesh" que está conectada ao Corpo (Guf). Depois, quando ambos (Nefesh e Ruach) são "refinados", elas estão prontas para Receber (Le-Qabbalah) a alma Neshamah (consciência sutil). A alma Ruach (Espirito, Energia), torna-se o trono e a morada da alma Neshamah (Consciência , Sutil). Percebam que a palavra em Aramaico LeQabbalah (Receber) é a síntese ou o nome que é dado a esse procedimento evolutivo do ser humano (LeQabbalah, receber seus níveis adicionais de almas).  

O Ser Humano evolui, desta maneira - inicialmente - três níveis: 1. o humano (da consciência-corpo (Guf, Matéria) para a consciência-alma (Nefesh, alma natural e humana); 2. da consciência-alma Nefesh (alma natural e humana) para a consciência-alma Ruach (Espirito, Energia) e 3. da consciência-alma Ruach (Espirito, Energia) para a consciência-alma Neshamah (Consciência, sutil). 

Alegoricamente o Zohar utiliza a ideia de "há um trono sobre um trono, e um trono mais alto." Essa evolução, está diretamente associada ao Ver (a visão) "E quando você Ver (observar) esses níveis de almas, você encontrará o mistério da sabedoria (Raza de-Chochmeta) neste assunto. E tudo isso é uma sabedoria (Chochmah) para ser anexada [à sua alma], para [perceber/alcançar] essas coisas ocultas."

O rabino Shimon disse: "Estou perplexo de que os filhos deste mundo (isto é, pessoas comuns) não prestam atenção... ao motivo da sua própria existência."  Este é um ponto inicial na evolução espiritual no Zohar, dar atenção "ao motivo da sua própria existência." Tudo no trabalho espiritual - de fato, tudo em nossa vida - depende da compreensão adequada da alma. É importante não só conhecer a teoria, mas também poder aplicá-la a você mesmo.

A Nefesh (alma natural ou humana), domina sobre a noite - a Ruach (alma Espirito, Energia) domina sobre o dia e esta conectada ao Sol -, é quem mantem o corpo em funcionamento enquanto dormimos e especialmente enquanto estamos em um estado de sono com sonhos. Ela é também a causa de nossa egrégora sub-consciente, os nossos sentidos de desejo e personalidade. É também o nosso Corpo Astral. A Nefesh, por dominar na noite, está conectada a consciência da Lua. Quando Qabbalisticamente falamos de "desapego", estamos falando da Nefesh (os nossos sentidos de desejo e personalidade) perceber suas capacidades e possibilidades do Corpo Astral e o Espirito (Ruach).

Uma Nefesh que se desapega, quando vamos para a cama dormir, ela se eleva "em todos esses níveis... e depois [que] sai (vagueia) e deriva [para cima], e, portanto, sobe no caminho. A Nefesh que merece elevar-se pode aparecer diante do Parecer dos Dias (Afey Yomin, isto é, Keter) e se apega à intenção de Ver - e a vontade de ascender à visão da amabilidade do Rei e visitar o seu Palácio (Hechal)."

Este é o panorama - resumido - da evolução espiritual do ser humano, que é também o princípio e fundamento da LeQabbalah (Receber) no Sefer haZohar. 

Veja atualizações do blog no instagram #os7portais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os caminhos do Ocultismo

Os caminhos a trilhar no Ocultismo são muitos, mas iremos começar com o que eu chamo de divisores do fluxo do rio.  "O que está e...