Ocultismo
É uma espécie de errata, pelo fato de muita gente achar que o ocultismo é uma espécie de culto. Um culto ao oculto, por causa do sufixo terminativo -ismo que indica não somente uma religião, mas outras coisas, veja:
"Ismo ou Ismos pode referir-se a: Lista de prefixos e radicais gregos e latinos - "ismo", sufixo de origem grega que exprime a ideia de fenômeno linguístico, sistema político, religião, doença, esporte, ideologia etc."
Então é comum essa ligação a culto, mas não correta, mesmo porque ocultismo foi um movimento filosófico grego baseado no desvelo com metodologia que mais tarde de tornou ciência.Simples assim.O empirismo é importante dentro da relação metodológica no ocultismo.
O ocultismo não se relaciona como culto, mas se faz presente na religião ou sistemas de crença ou meta-sistemas, pelo simples fato que tais tem seu método para desvelar a espiritualidade, o principio dos tempos, a gênese humana e etc.
Não tão diferente de um cientista, mas claro que dentro de um contexto com mais crença e cunho pessoal, talvez devido ao empirismo individual. Outro fato contatado é a espiritualidade, as explicações dentro de tal podem ser ocultistas, desde que exista um método e empirismo.
Por Felipe Augusto Luthier
Nenhum comentário:
Postar um comentário