domingo, 18 de março de 2018

Tarot

Tarot Iluminatti

O Tarot, ou tarô, começou apenas como um simples jogo de 78 cartas, jogado na França e seus vizinhos, em meados  do século XV. Tido como um jogo de nobres na Europa continental, começou com 21 cartas chamadas de trunfos, 1 curinga e 4 conjuntos de naipes  contendo 14 cartas, sendo 10 numeradas e 4 figuras.

Primeiro jogo de cartas, do qual originou o oráculo tradicional de Tarot
                    
A partir do século XVII, o simples jogo passou a ser testado e usado pra fins divinatórios, sendo chamado de Tarot Esotérico, no fim do século XIX, passou a fazer parte da aba do esoterismo e difundido pelo meio  ocultista, juntamente com a  cabala, alquimia, astrologia, hermetismo.

A origem certa do Tarot, ainda permanece uma incógnita, mesmo levando em considerações, diversos livros e pesquisas sobre o mesmo, ainda não é possível dizer com precisão seu surgimento, mas apenas estimar, as primeiras lâminas das quais se tem registro foram confeccionadas em 1392, dando origem ao Tarot de Marselha – o mais clássico dentre todos.

Tarot de Marselha
Um ocultista, estudioso das artes divinatórias, Alliette, após a Revolução  Francesa, foi o responsável pelo desenho e criação do primeiro baralho esotérico. Utilizou seus conhecimentos astrológicos e cultura egípcia, para atribuir símbolos e textos que trouxessem a luz, os atuais significados divinatórios às cartas. Segundo ele, Hermes Trimigesto e mais alguns magos herméticos, teriam escrito o livro de THOT, num templo situado em Memphis, Egito. Após algum tempo de sua difusão, Mademoiselle Marie Anne Le Normand, tornou popular a divinação, no reinado de Napoleão.


Algumas teorias afirmam que, os ciganos nos territórios da Suíça, Itália e Espanha, foram responsáveis pela expansão do Tarot e da cartomancia na Europa, passando a ter função adivinhatória popular.
Desde sua criação, diversos baralhos diferentes têm sido criados, uns seguindo os tradicionais, outros seguindo inspiração divina. Alguns contem imagens de fadas, deuses, anjos, com estilos variados: góticos, tradicionais, fantásticos, e outros estilos. Embora sejam oráculos, não seguem estruturas tradicionais: invertem naipes por exemplo.

Baralho de Anne Stokes


Tarot baseado no seriado GOT

Para que serve o estudo do Tarot?

Formado por 22 cartas (lâminas) os Arcanos Maiores e 56 como Arcanos Menores. Arcano vem da palavra em latim “Arcanum” que quer dizer mistério. É uma jornada pessoal. É a busca pelo amadurecimento, através do significado de cada carta. 
Compreensão dos conselhos que nos é dado, pelo estudo das emoções humanas, angústias, medo, incertezas. Serve pra adivinhar, esclarecer, como autoajuda, revigorar ânimos, fazer uma pessoa acreditar em seu potencial e melhorar suas habilidades, trazer  a tona, verdades do inconsciente e manifestar no consciente.

Ao buscarem cartomantes e tarólogos, as pessoas estão acostumadas a fazerem uma série de perguntas para descobrir o futuro, única coisa que permanece desconhecida aos olhos humanos, já que hoje, a ciência é capaz de responder de forma lógica a maioria dos eventos seja pela biologia, química, matemática, física e etc. Mas nota-se, que não estão preparados pra frustração que vem, ao descobrir que aquele emprego previsto, há 2 meses não veio, pois o foco ficou apenas no que foi dito pelo oraculista, mas não em mudar atitudes, de dentro pra fora, ou mover ações pra gerar consequências, sendo que o futuro depende do presente. Para que ele seja concluído da forma que o Tarot  previu, necessita de ação e movimentação. 
Empregos não batem a porta sem que você distribua currículos ou faça esforços pra mudar seu estado atual. É preciso sair da inércia. Aquele cargo novo na empresa, não será seu, se você não mostrar suas habilidades inerentes ao cargo almejado. Outra pessoa foi atrás da oportunidade, mostrou habilidades compatíveis e logicamente conseguiu na sua frente. Isso não significa que o tarólogo estava errado, quando disse que viu você obtendo sucesso, mas você provavelmente ignorou a atitude mais importante: ação, para gerar a reação que mais almejava.

O futuro visto não é imutável, depende do presente e depende que cada qual faça sua parte.

Tarot Egípcio

Métodos de tiragens

Existem vários métodos de tiragens, desde os descritos em livros de Tarologia como aquele adaptado por você mesmo. Segue alguns métodos:

·       Tiragem de uma carta: usada para meditação e estudo;
·       Tiragem de duas cartas: situação e desafio;
·       Tiragem de três cartas: tiragem simples e prática;
·       Tiragem em cruz: feito com 5 cartas, bastante flexível
·        Kairallah: feita com 4 cartas mais a inclusão de uma quinta carta sorteada;
·        Péladan: feita com 5 cartas;

Dicas para aprendizado do Tarot

São dicas que eu sigo e que acho confortáveis pra mim, pode-se adaptar conforme preferência e instinto pessoal.  Lembrando que, o oráculo é justamente uma conexão divina, onde você procurar comunicar da melhor maneira com o ‘eu interior’ e as verdades ocultas:

  1. Documente cada tiragem. Coloque, por exemplo, data, hora, dia da semana, correspondência planetária, significados das tiragens e etc; 
  2. Isso vai ajudar no amadurecimento e aprendizado de cada lâmina;
  3. Estude e pratique por muito tempo cada lâmina e seu significado; 
  4. Esqueça as cartas invertidas enquanto iniciante;
  5. O tarô não pertence a nenhuma ordem, religião ou fraternidade, sinta-se livre pra estudá-lo; 
  6. Impossível interpretação do Tarô corretamente sem bastante estudo, dedicação em cursos e leituras de livros; 
  7. Medite cada carta por um tempo, alguns dizem que a meditação de cada carta leva 21 dias, particularmente acho muito tempo, pode ser feito em menor tempo, desde que você tenha segurança pra passar pra meditação da próxima carta; 
  8. Foque no significado do Arcano;
  9. Aprender a fazer ‘leitura literal’ de cada lâmina, o verbalizar apenas o que cada uma realmente significa; 
  10. Enquanto iniciante estudar tiragens simples, tiragens como Mandala Astrológica e Cruz Celta devem ser deixadas para quando tiver segurança perante os estudos;
  11. Dicas extras: se refere ao cuidado e manuseio do tarot, como guardar em caixa ou em saquinhos de tecido, manusear com as mãos limpas, evitar molhar, alguns incensos soltam fuligens e acaba manchando as cartas;


Imprima aqui o deck do Universal Rider-Waite-Smith 

" Somos o caos na ordem e a ordem no caos "

 Por Matahari Del Rey

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os caminhos do Ocultismo

Os caminhos a trilhar no Ocultismo são muitos, mas iremos começar com o que eu chamo de divisores do fluxo do rio.  "O que está e...